2077 - 10 Segundos Para o Futuro

O Lado Obscuro da Abundância

A corrida, em especial após a Revolução Industrial, foi para que nada nos faltasse. Agora, que há de tudo no mundo, a luta é contra o desperdício. Perante a insustentabilidade dos recursos, impõe-se redescobrir a frugalidade: produzir apenas o que é imprescindível para viver e não consumir o que verdadeiramente não precisamos, o que é apenas fruto de uma sociedade comandada por um sistema de criação de necessidades acessórias.

Tanto se produz, tanto se consome, tanto se desperdiça, que o excesso resulta em carência. Falta de recursos naturais que, finitos, lançam fortes sinais de alarme para uma mudança que se impõe. A economia de consumo devora-se a si própria e há valores que falam por si: ao mesmo tempo que se contam no mundo dois mil milhões de pessoas com graves deficiências nutricionais, encontra-se a mesma percentagem de obesos. Não esquecendo os 100 milhões de seres humanos que continuam a passar fome e a morrer dela, enquanto na parte do mundo onde tudo sobra se contabiliza um desperdício individual de 13 toneladas de alimentos ao longo da vida de cada um de nós.

Comida ao lixo
Veja Também

Comida ao lixo

Claramente, o setor agroalimentar é dos que terá de mudar mais rapidamente por ser dos que mais emite gases tóxicos e mais água consome. Mas, em poucas décadas, também os transportes e a habitação, por exemplo, vão tornar-se diferentes, não só nas formas de conceção, mas nos próprios conceitos de utilização. Ter um, dois ou três carros à porta de casa será algo do passado. Os transportes serão de todos e para todos, além de usarem, sobretudo, o espaço aéreo.

A escala molecular da nanotecnologia, bem como a fabricação por impressão 3D são métodos que vão revolucionar o que precisamos para viver. Da comida à habitação. De resto, já há casas habitadas que foram construídas por impressoras tridimensionais. A bioeoconomia e a economia circular serão as bases em que vão assentar os futuros métodos de produção e consumo. Se já vivemos o tempo das necessidades e o período da abundância, entramos agora numa era que nos desafia a uma vida de equilíbrio.

Economia circular ou como do velho se faz o novo
Veja Também

Economia circular ou como do velho se faz o novo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 2077 - 10 Segundos Para o Futuro, Novos Nómadas - ep. 3
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Produção: PANAVÍDEO P/RTP
  • Ano: 2017