Observatório Astronómico de Lisboa: vamos ver estrelas?
Às vezes basta uma estrelinha para deixar os astrónomos de cabeça no ar. Como a brilhante protagonista desta história vem provar. Apontavam-lhe telescópios e lunetas, mas a Argelander era muito difícil de medir e estudar. Por isso construíram este Observatório que vamos agora visitar. No Radar XS, claro.
Como esta estrela era muito difícil de estudar, os astrónomos descobriram que precisavam de um céu especial para a observar. Acreditas que havia apenas um único sítio em todo o continente europeu onde era possível fazê-lo? Lisboa tinha esse privilégio, faltava-lhe o espaço certo para investigar e responder a esta e a outras perguntas importantes dos cientistas: Quantas estrelas há no céu? Qual é a distância entre elas? O que há no Universo?
Resolveu-se o problema com um Observatório novinho em folha, onde, apesar das luzes da cidade, ainda hoje podemos ver constelações, planetas, galáxias, eclipses e cometas. E observar também um passado com mais de 150 anos. Como é que os astrónomos do século XIX viam estrelas? A Marta Lourenço vai explicar.
Radar XS é um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos que pretende informar, incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Ficha Técnica
- Título: Radar XS
- Tipologia: Extrato de Programa de Informação Infantojuvenil
- Produção: RTP
- Ano: 2022