Olivença: duas nacionalidades, o mesmo coração

Olivença é um símbolo da teimosia de Portugal e de Espanha. Um pequeno ponto no mapa que carrega o peso de dois séculos de reivindicações, mas que se tornou um símbolo de riqueza cultural mista e sã convivência fronteiriça.

Com uma história marcada por disputas territoriais entre Portugal e Espanha, Olivença, situada na margem esquerda do Guadiana, é um verdadeiro símbolo de cultura raiana. Pertença do reino de Portugal, desde a assinatura do Tratado de Alcanizes, em 1297, foi conquistada por Espanha em 1801, durante o conflito conhecido por Guerra das Laranjas. Espanha acabaria por reconhecer o direito de Portugal ao território, mas nunca retirou a soberania e Portugal não foi além de uma reivindicação simbólica do território – até hoje não mais do que um cordial debate político e jurídico.

Início da “Guerra das Laranjas” entre Portugal e Espanha
Veja Também

Início da “Guerra das Laranjas” entre Portugal e Espanha

Ao longo dos séculos, Olivença, integrada na província espanhola de Badajoz, passou por um processo de assimilação linguística e cultural. O castelhano tornou-se a língua falada, e muitos elementos da cultura portuguesa foram gradualmente substituídos. No entanto, traços da herança portuguesa ainda são evidentes na arquitetura, nos nomes de ruas e em alguns costumes locais.

A realidade em Olivença é menos conflituosa do que a sua história. Este episódio de “Portunhol” mostra como muitos habitantes se sentem orgulhosos das suas raízes mistas. A convivência pacífica e a troca constante entre culturas fazem de Olivença um exemplo de como as fronteiras podem ser superadas pela integração e pelo respeito às diferentes tradições, criando, mesmo, uma identidade única, rica pelas identidades partilhadas.

O tratado de Alcanizes
Veja Também

O tratado de Alcanizes

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Portunhol, episódio 4
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Real Ficção
  • Ano: 2022