Alto Douro Vinhateiro, paisagem de povos e culturas

O rio abriu caminho entre serras, as mãos do homem moldaram a paisagem das encostas. Socalcos e patamares cobertos de vinhas ocupam 250 mil hectares da Região Demarcada do Douro, a mais antiga do mundo. Uma parte deste território singular é Património da Humanidade.

Por este rio acima, contemplamos paisagens de cortar a respiração. O leito do Douro corre em curvas e contracurvas, sinuoso e tantas vezes perigoso. A natureza é aqui bela e selvagem, mas o homem teimou em cultivar estas encostas de inclinação vertiginosa, onde a terra é de pedra.

Há dois mil anos, os romanos já produziam ali vinho. No século XII,  são os monges de Cister que desenvolvem a cultura. O néctar que dali sai é dos deuses e a região cresce em fama e proveito. Em 1756, D. Sebastião Carvalho e Melo, ministro do rei D. José I e futuro Marquês de Pombal, ordena a delimitação da área onde o vinho do Porto é produzido, nascendo assim a primeira região vitícola regulamentada do mundo.

As companhias monopolistas do Marquês de Pombal: o real vinho do Porto
Veja Também

As companhias monopolistas do Marquês de Pombal: o real vinho do Porto

Obra de séculos, é difícil imaginar o esforço e a resistência dos durienses ali investidos. Partir pedra, erguer muros, abrir socalcos e patamares, carregar uvas, transportar pipas num rio tão difícil de navegar que a determinadas passagens, os  barcos “rabelos” eram puxados por carros de bois. Foi, e ainda é dura, a vida das mulheres e homens que se equilibram em geografias impensáveis a apanhar os cachos cheios.

Douro abaixo, Douro acima: a aventura dos rabelos
Veja Também

Douro abaixo, Douro acima: a aventura dos rabelos

De importância vital para a economia do país, estes vinhos com fama à escala mundial não ficaram  parados no tempo. Nas últimas décadas, novos empresários têm investido em tecnologia e no apuramento de novas castas. As singulares paisagem e cultura do Alto Douro Vinhateiro conquistaram a UNESCO que as inclui na lista de Património Mundial, em 2001. O professor universitário Manuel de Novaes Cabral explica ao pormenor os motivos que levaram ao reconhecimento da excecional região que inspirou Miguel Torga e tantos outros escritores.

O segredo das vinhas do Pico
Veja Também

O segredo das vinhas do Pico

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Património Mundial Português
  • Tipologia: Documentário
  • Produção: Filma e Vê e RTP2
  • Ano: 2009