Quantos somos e quantos vamos ser?
Ensino:

Enquanto o número de habitantes do planeta vai continuar a crescer, em Portugal vai diminuir, tal como no resto do continente europeu. É uma tendência das últimas décadas e as estimativas apontam para que assim continue ao longo do século XXI. Como se configura o mundo nas próximas décadas?

É com base em dados da ONU (Organização das Nações Unidas) e do Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) que podemos tirar algumas conclusões sobre a demografia no século XXI a nível mundial, na Europa e em Portugal.

Os números revelam que em território português vivem cerca de 10 milhões de pessoas e na Europa um total de 445 milhões, mas a tendência é para um decréscimo da população no velho continente ao longo das próximas décadas. No entanto, quando nos referimos resto do mundo – já somos mais de sete mil milhões de habitantes -, estima-se o crescimento da população em todos os territórios fora da Europa.

Os desafios associados a esta pirâmide demográfica surgem, por exemplo, quanto à distribuição dos recursos alimentares, mas também aos movimentos migratórios. Se por um lado podem contrabalançar economicamente regiões mais despovoadas ou envelhecidas, por outro criam, potencialmente, tensões associadas ao racismo e a todo o tipo de intolerância contra grupos minoritários ou socialmente mais frágeis.

Estela: os imigrantes são perigosos
Veja Também

Estela: os imigrantes são perigosos

Outras preocupações relacionadas com a linha demográfica que está a desenhar-se dizem respeito ao envelhecimento da população nalgumas partes do mundo – como em Portugal e em quase toda a Europa -, o que faz recear a falta de uma população economicamente ativa em percentagem suficiente para sustentar os regimes de previdência destes países.

Ainda há vida na charneca
Veja Também

Ainda há vida na charneca

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Europa Minha (Dados Contados) - temporada 5, episódio 3
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Autoria: Raquel Morão Lopes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2021