Sustentabilidade no Montado: o papel da agroecologia
error on HTML5 media element
Este conteúdo está neste momento indisponível
Eis aqui uma viagem pelo montado português. Uma paisagem única e em risco, os animais e as árvores que o protegem e as gentes imprescindíveis que o defendem. Na Herdade do Freixo do Meio impera a agroecologia e uma relação simbiótica entre o ser humano e a natureza.
A agroecologia é um modelo de produção agrícola assente em práticas sustentáveis que respeitam os ciclos naturais e promovem a biodiversidade. Uma abordagem que reforça os ecossistemas e potencia uma agricultura socialmente mais justa e ambientalmente mais responsável. Ao contrário da agricultura convencional, que adota muitas vezes a monocultura e o uso de químicos, este modelo procura integrar de forma equilibrada solos, plantas e animais.
Na Herdade do Freixo do Meio, um dos mais emblemáticos projetos agroecológicos de Portugal, a terra é gerida com base nos princípios da regeneração natural e combina tradição com inovação. Situada no Alentejo, a propriedade adotou um modelo de produção agroflorestal e de pecuária extensiva. Além disso, há um forte compromisso com a economia local, através de práticas mais conscientes de consumo e com a educação ambiental.
A Herdade está instalada numa área de montado – um sistema característico do sul de Portugal -, um exemplo perfeito de agrofloresta onde árvores, pastagens e animais vivem em harmonia. Esta paisagem dominada por sobreiros e azinheiras é gerida de forma sustentável para garantir a produção de cortiça, madeira, forragem e outros vários produtos agrícolas, sem comprometer os solos e a biodiversidade. A produção resulta também em produtos de grande qualidade e de elevado valor nutricional, como o café de bolota, o azeite e a carne de porco alentejano.
Ficha Técnica
- Título: Entre o Mar e a Terra, episódio 11
- Tipologia: Excerto de Programa
- Produção: Zerkalo p/RTP
- Ano: 2022