União Europeia – Tráfico de Seres Humanos

O tráfico de seres humanos é a exploração forçada de uma pessoa contra a sua vontade. Não se trata apenas de um dos crimes que mais rapidamente tem crescido no mundo, 15.846 vítimas foram registas na UE entre 2013 e 2014 e 71% das vítimas eram mulheres e raparigas. Em face da atual crise migratória, o Parlamento continua a considerar prioritário o combate contra o tráfico de seres humanos.

“Eu tinha 24 anos, tenho uma educação de qualidade, sou saudável, ‘Como é que isto me pôde acontecer?’ é o tipo de coisa que pensamos. Um homem parou ao meu lado num carro, um carro bastante caro. Disse que, para além de trabalho, me daria um sítio para ficar. Trabalhávamos até 15 horas por dia. Vi pessoas serem agredidas com ferramentas de trabalho, com pás, com picaretas. É mesmo muito, muito difícil as pessoas perceberem que isto pode acontecer a qualquer um. “O tráfico de seres humanos é a exploração de uma pessoa contra a sua vontade, mediante o uso da força. É um dos crimes que mais rapidamente tem crescido no mundo. Entre 2013 e 2014, foram registadas 15.846 vítimas na UE traficadas para exploração sexual, laboral, órgãos e servidão doméstica. A maioria são mulheres e raparigas… Mais de metade tem menos de 25 anos…

Em 2011, a UE aprovou uma diretiva destinada a prevenir o tráfico de seres humanos perseguindo judicialmente os criminosos de forma eficiente, e protegendo melhor as vítimas. “O policiamento transfronteiras, as equipas de investigação conjuntas e o trabalho da Europol são todos essenciais. Mas não são suficientes, temos de continuar a levantar a questão, educar as pessoas para que consigam ver os sinais e denunciá-los, para assegurar que conseguimos combater juntos estes crimes, que são crimes transfronteiras e muito complexos dada a sua própria natureza.”

Em face da atual crise migratória, o Parlamento continua a dar prioridade à luta contra o tráfico de seres humanos.

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Tráfico de seres humanos
  • Tipologia: Peça Multimédia
  • Autoria: Parlamento Europeu
  • Produção: © União Europeia
  • Texto: Parlamento Europeu