Pesquisar

José Craveirinha, um mito da poesia moçambicana

Escritor de poemas e contos, Craveirinha gostava de se dizer "aprendiz de poeta". Traduzido em diversas línguas, o seu nome é uma referência da lusofonia e da cultura africana. Em 1991, o Prémio Camões sublinhou a criatividade do poeta moçambicano.

Português na filiação de origem, José, nascido na antiga Lourenço Marques, terá herdado do pai, um algarvio de Aljezur que fazia versos, o gosto pelas letras. Aos 8 anos recitava Camões, por volta dos vinte faz-se jornalista autodidata a ensaiar a escrita em vários jornais.

Militante da FRELIMO, envolvido na luta pela independência de Moçambique, já é poeta publicado quando a PIDE o acusa de atividades subversivas e o manda para a prisão durante 4 anos, onde conhece o pintor Malangatana e um outro poeta, Rui Nogar, seu conterrâneo. Os tempos de cárcere serão recordados em ” Cela 1″, livro de poesia lançado em 1890, dezasseis anos depois.

José Craveirinha (1922-2003) assume na poesia a sua oposição ao colonialismo e ao regime de Salazar. Juntamente com a mulher, Noémia de Sousa, musa inspiradora e também ela poeta, assiste ao nascimento da nova nação. Fica uma figura tutelar da jovem literatura, um mito vivo em Moçambique. Por altura do seu 80.º aniversário, o governo de Joaquim Chissano consagrou 2002 como “o ano de José Craveirinha”. A peça que recuperamos aqui, recorda a homenagem a nível nacional.

Autor de obras como “Maria”, “Hamina e Outros Contos”, “Machimbombos”ou “Cântico a um Dio Catrame”, Craveirinha é considerado próximo do neorealismo português. Na entrevista que concedeu à rádio pública em 1989, da qual lhe trazemos um extrato, confessava que ainda não se adaptara à ideia de que era um escritor. Tinha 67 anos, muitos livros publicados e uma longa lista de distinções. Faltavam dois anos para receber o Prémio Camões.

 

 

Ficha Técnica

  • Título: Aniversário de José Craveirinha
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Henrique Aly
  • Produção: RTP
  • Ano: 2002
  • Título da peça audio: "Diálogo"
  • Tipo: Excerto de entrevista
  • Produção: RDP
  • Ano: 1989

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.