Pesquisar

O Mercado Único Europeu

O Mercado Único Europeu assegura que os produtos, serviços e pessoas podem deslocar-se livremente na UE. Foi criado para assegurar que os consumidores da UE têm acesso a uma escolha mais variada de produtos e serviços a preços competitivos.

A única coisa que o John gosta mais de que sapatos é de os comprar por um bom preço. O Mercado Único Europeu é uma das maiores conquistas da UE. Devido a ele, 500 milhões de consumidores, como o John, têm mais escolha, melhores preços, qualidade garantida e normas ambientais. Isto significa que o John pode sonhar com sapatos italianos feitos com couro português e elegantes fivelas eslovenas na segunda-feira e tê-los entregues em sua casa na quinta-feira.

Isso acontece porque o Mercado Único trata todos os estados-membros como um mercado interno sem barreiras, sem taxas alfandegárias, fronteiras ou outros obstáculos. De forma a que os produtos, serviços, capital e pessoas se possam deslocar livremente.

O Mercado Único já criou 2,77 milhões de empregos e gerou 233 mil milhões de euros extra em comércio todos os anos. E dá-nos melhor acesso ao melhor que os estados-membros têm para oferecer.

 

Ficha Técnica

  • Título: O Mercado único Europeu
  • Tipo: Peça Multimédia
  • Autoria: Parlamento Europeu
  • Produção: © União Europeia
  • Texto: Parlamento Europeu

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui