Pesquisar

Um país cada vez mais idoso

Portugal tem uma população envelhecida, onde são muito poucas as regiões com um número de nascimentos superior ao das mortes. De resto, segundo os Censos de 2011, as mulheres são mães cada vez mais tarde.

Na capital portuguesa, nas regiões do Cávado, do Tâmega e do Ave e nas autonomias dos Açores e da Madeira o número de nascimentos ainda supera o dos óbitos, o que coloca estas áreas no topo das menos envelhecidas do país.

No resto do país isto não acontece: em 2009 já existiam no país 117 idosos por cada 100 jovens, enquanto em 2000 esse número não chegava aos 103 por cada 100. Estes resultados são preocupantes e confirmam a tendência das últimas décadas que apontam para um rápido declínio da natalidade em Portugal.

As informações recolhidas pelos Censos 2011 indiciam também que as mulheres estão a ser mães cada vez mais tarde e que sem os fluxos migratórios o saldo populacional seria ainda mais desequilibrado.

Nesta reportagem pode ouvir declarações de Paulo Gomes, Vice-Presidente da Comissão Coordenadora e Desenvolvimento da Região Norte.

Ficha Técnica

  • Título: Demografia de Portugal
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Paula Rebelo
  • Produção: RTP
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui