Pesquisar

Os Machado Vieira, uma família sem filhos

Os Machado Vieira são uma das famílias portugueses que optaram por não ter filhos e integram um número crescente de casais que decidem não deixar descendência. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, existiam cerca de 647 mil agregados nesta situação em 1992, uma cifra que superava o milhão de agregados em 2019.

Não ter filh0s foi uma opção consciente de ambos elementos do casal, pois tanto Ricardo Machado como Rita Vieira assumiram essa vontade na relação desde cedo. Reconhecem que a possibilidade de serem pais foi abordada em certos momentos, mas acabou por ser descartada. A sua vida diária está construída em redor das necessidades de ambos e têm a certeza que se tivessem filhos tudo seria bastante diferente.

Para além da chamada família tradicional – dois progenitores e respectivos filhos – tem-se assistido, nas últimas décadas, ao crescimento e diversificação das tipologias dos agregados familiares em Portugal, sendo o caso dos Machado Vieira apenas um deles.

Ficha Técnica

  • Título: Fronteiras XXI - A família Machado Vieira
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Joana Machado/ Marques de Almeida/ Mário Piteira/ Sara Cravina
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui