Pesquisar

União Europeia - Explicar a Comissão

Desde os orçamentos aos assuntos estrangeiros, o Parlamento Europeu enfrenta muitos assuntos complexos. Se todos os 751 membros debatessem estes assuntos em conjunto, seriam demasiados cozinheiros na mesma cozinha! O Parlamento encontrou uma receita melhor para a tomada de decisões, criando várias comissões. Satisfaça o seu apetite por conhecimento aprendendo mais sobre as Comissões do Parlamento e as suas atividades.

Como é que o Parlamento Europeu toma decisões numa tão grande variedade de assuntos complexos? Vinte comissões especializadas preparam os assuntos a discutir por todos os eurodeputados nas sessões completas ou de plenário. As três comissões mais importantes são as das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos, Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar e Controlo Orçamental.

Uma comissão consiste em 25 a 70 eurodeputados e tem um presidente, vice-presidente e secretário. A composição política de cada comissão reflete o Parlamento como um todo. Cada comissão reúne uma ou duas vezes por mês. As reuniões acontecem à porta aberta, em Bruxelas.

As comissões consideram e corrigem propostas legislativas da Comissão Europeia e começam as negociações das mesmas com os Ministros da UE. Também redigem resoluções sobre assuntos pontuais. O Parlamento pode ainda constituir comissões especiais para lidar com assuntos particulares ou para investigar alegações de má administração.

 

Ficha Técnica

  • Título: União Europeia - Explicar a Comissão
  • Tipo: Peça Multimédia
  • Autoria: Parlamento Europeu
  • Produção: © União Europeia
  • Texto : Parlamento Europeu

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui