Outra Escola : “Mens sana in corpore sano”
Como é que o corpo está presente na aprendizagem? E qual a relação do espaço físico com o ensino? Aprender a pensar está, segundo os pedagogos, intimamente relacionado com o saber usar o corpo, o que faz relembrar a antiga máxima romana, "mens sana in corpore sano". Ou seja, uma mente sã num corpo são é o equilíbrio perfeito para o funcionamento humano.
O perfil dos alunos para o século XXI inclui “a consciência e domínio do corpo” como uma das competências chave que os jovens devem possuir à saída da escolaridade obrigatória. Mas estarão as escolas e os métodos de ensino adequados ao objetivo? Este programa conta com a participação dos alunos do 10.º A da Escola de Dança do Conservatório Nacional e do 10.º F da Escola Secundária de Camões que dão voz à falta que sentem de estarem na salas de aulas de uma forma mais humanizada.
“Eu gosto de aprender em pé na aula de EVT “, pode ouvir-se a um aluno neste Outra Escola, que mostra como as salas de aula das escolas públicas portuguesas são modelos de “esterilização do corpo”, explica uma professora. A fórmula seguida é a de manter crianças e adolescentes quietos e calados por se acreditar que assim estão mais atentos ao que se ensina e terão, por isso, mais sucesso.
O filósofo grego Aristóteles criou o conceito de escola peripatética (dos que passeiam), já que tinha o hábito de ensinar os seus pupilos caminhando ao ar livre. Há hoje a consciência crescente de que os alunos foram confinados a salas desprovidas de tudo o que possa despertar os sentidos e onde o corpo não encontra um espaço de liberdade. E quando o corpo se imobiliza, a mente segue-se o rasto.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Outra Escola - episódio 12
- Tipologia: Programa
- Autoria: Filipa Reis / João Miller Guerra / Maria Gil
- Produção: Vende-se Filmes
- Ano: 2019