Cultivar nos telhados das cidades. Utopia ou futuro?
Consegue imaginar uma estufa de nove mil metros quadrados num telhado? Ela existe, na Bélgica, e pretende ser um exemplo para a agricultura do futuro. O objetivo é integrar de forma sustentável a produção de alimentos em ambiente urbano.
É a maior estufa da Europa concebida num edifício. Foi construída no telhado do mercado de leilões agrícolas da cidade de Roeselare. Vegetais e frutas crescem sem terra, num sistema de hidroponia – em que soluções nutritivas servem de alimentação -, apoiado por um inovador projeto de controlo de água, luz e temperatura.
Com um grande cuidado para garantir uma produção sustentável, o calor residual é fornecido à estufa pelo incinerador de resíduos da cidade através de uma instalação de cogeração – produz eletricidade e aproveita o calor. A rega é assegurada pelo armazenamento de água da chuva.
O projeto Agrotopia quer espalhar o conceito de agricultura urbana sustentável, mas não só. A ideia é interligar agricultura, indústria e distribuição num mesmo lugar. Com investimento da União Europeia (UE) por se enquadrar na prioridade “preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos” e trazer, assim, o campo para a cidade. Ou melhor, para os telhados das cidades.
Ficha Técnica
- Título: De Lisboa a Estocolmo, episódio 27
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Filipa Dias Mendes / Ricardo Passos Mota
- Produção: RTP
- Ano: 2022