A Biblioteca do Papa, por Tolentino de Mendonça
É a mais antiga da Europa e talvez a mais rica e bela biblioteca do mundo, já dirigida pelo português Tolentino de Mendonça. Nela encontramos documentos, manuscritos e livros sobre Portugal que revelam novos dados sobre a história das Descobertas. Uma visita guiada pelo bibliotecário do Papa.
José Tolentino de Mendonça, natural da Ilha da Madeira, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019, mas antes disso foi escolhido por ele para assumir o cargo de arquivista e bibliotecário da Santa Sé. Teólogo e poeta, a voz deste religioso português cruzou-se com a do Sumo Pontífice, que o reconheceu como o homem que deveria cuidar de um dos tesouros mais importantes, não apenas da Igreja Católica, como da cultura mundial.
A Biblioteca e o Arquivo do Vaticano são compostos por quilómetros de corredores e um bunker. Ali se preservam milhões de livros, manuscritos, gravuras e documentos, entre os quais Tolentino de Mendonça descobriu novos dados sobre a época das Descobertas portuguesas. Por exemplo, aquele que é considerado o primeiro dicionário de português-chinês ou mesmo um relato desconhecido da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia.
A Biblioteca Vaticana foi fundada em 1450, pelo Papa Nicolau V. Desde então ela é, antes de mais, a biblioteca do Papa, com ligação direta aos seus aposentos. De início, apenas continha livros religiosos e teológicos, mas ainda no século XV começou a especialização nos clássicos em grego e latim. Foi sendo enriquecida pela aquisição de bibliotecas particulares e ofertas e nela constam testemunhos de algumas das grandes mudanças que o mundo atravessou. É um repositório da memória humana que tem hoje as portas abertas a pesquisadores e mesmo online para que possam ser apreciadas obras que durante séculos foram apenas acessíveis aos mais altos dignatários da Igreja Católica.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Linha Da Frente - O Bibliotecário do Papa, temporada 11 / episódio 28
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Vítor Gonçalves / Carlos Pinota / Vanessa Brízido
- Produção: RTP
- Ano: 2019