Pradarias Marinhas: um ecossistema pulmão do planeta

Fomentam a pesca, ao albergarem uma enorme quantidade de espécies e protegem as zonas costeiras. Purificam a água e absorvem mais dióxido de carbono do que as florestas tropicais. As pradarias marinhas são paraísos em risco de vida.

As pradarias subaquáticas constituem-se por dezenas de espécies de plantas e ervas e configuram um importante ecossistema marinho. Diferem das algas, pois têm raízes, caule e folhas. Produzem sementes, flores e frutos. Encontram-se em águas costeiras rasas, em lagoas, nas rias e nos estuários. É nestes densos campos submersos que se formam berçários para muitas espécies de peixes, crustáceos e mesmo para bivalves. Mas as atividades humanas têm vindo a agredir de forma implacável estas florestas de água, o que coloca em risco sério os seres vivos que deles dependem, bem como prejudica gravemente o planeta.

Oceanos: Um Mergulho pela Salvação do Planeta
Veja Também

Oceanos: Um Mergulho pela Salvação do Planeta

Estas plantas têm uma ação fundamental para a vida na terra. Além de albergarem uma quantidade infindável de espécies, são agentes especiais para a purificação da água e do ar. São mesmo consideradas um dos grandes pulmões do planeta. A partir da Ria de Aveiro – uma das áreas privilegiadas de pradarias marinhas em Portugal -, Ana Sousa, investigadora e bióloga da Universidade de Aveiro explica, no programa Hora de Agir, o mecanismo de purificação das águas e porque é estas plantas são superiores às próprias florestas terrestres no que toca à descarbonização.

As pradarias marinhas estão em risco sério e, são, por isso, alvo de grandes ações de proteção em todo o mundo por parte de cientistas e ativistas. O homem tem sido impiedoso para com estas florestas subaquáticas. As dragagens dos fundos, a poluição industrial e os esgotos, a pesca desenfreada com arrasta as plantas para as redes, as espécies invasoras e a mudança do clima – águas mais quentes tornam mais difícil a dissolução do oxigénio – são os seus maiores inimigos.

As Guardiãs do Sado
Veja Também

As Guardiãs do Sado

Cavalo marinho, um peixe que não tem escamas
Veja Também

Cavalo marinho, um peixe que não tem escamas

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Hora de Agir - Pradarias Marinhas, episódio 44
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Autoria: Fórum da Energia e Clima
  • Produção: RTP
  • Ano: 2023