Lapónia: na terra do povo Sámi
A RTP foi à Lapónia finlandesa conhecer os Sámi, o único povo indígena da Europa. Também conhecidos como lapões, habitam uma região que se estende pela Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, acima do círculo polar ártico. Têm uma cultura distinta, língua própria e renas no centro da atividade económica.
A atualidade dos Sámi, na Lapónia, é marcada por uma mistura de desafios contemporâneos e uma crescente valorização da sua cultura e identidade. Apesar de séculos de marginalização e assimilação forçada por parte de vários países vizinhos, este povo continua a lutar pelo seu território, pela sua língua e cultura. A questão dos direitos territoriais é especialmente relevante, com incidência na exploração de recursos naturais, como a mineração e a energia eólica. Um embate que coloca frequentemente em confronto os interesses económicos e ambientais com os direitos dos Sámi.
Ao mesmo tempo, tem crescido a consciencialização e apoio à sua preservação. Programas de revitalização da língua, das artes e de práticas tradicionais têm sido implementados com apoios governamentais e europeus. Além disso, a indústria do turismo na Lapónia tem vindo a valorizar e fazer crescer o respeitado pela cultura Sámi, ao oferecer experiências autenticas que contribuem para a economia local e promovem uma compreensão mais profunda da rica herança dos únicos indígenas da Europa.
No campo político, têm procurado conquistar maior representação e autonomia através de instituições como um parlamento próprio que tem autoridade consultiva na Suécia, na Noruega e na Finlândia. Essa busca por uma voz política mais forte reflete o desejo de garantir que as suas preocupações e interesses sejam ouvidos na tomada de decisões que afetam as suas comunidades e terras, de forma a moldarem o seu próprio futuro preservando uma identidade única.
Ficha Técnica
- Título: Do Algarve à Lapónia, episódio 1
- Tipologia: Excerto de Programa
- Autoria: Rebeca Abecassis / Tiago Passos / Samuel Freire
- Produção: RTP
- Ano: 2024