Quem te salva, quando ligas o 112?
Estão do lado de lá da linha que nos socorre a vida. Nesta reportagem, acompanhamos o trabalho dos operadores de uma Central de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).
Estão do outro lado do telefone para acudir a quem precisa de um atendimento urgente por motivos de saúde. Atendem, fazem triagem, aconselham e enviam meios de socorro. Os técnicos de emergência hospitalar são essenciais na rede de urgência médica. Asseguram a primeira resposta a situações críticas. A sua intervenção pode determinar a sobrevivência de vítimas de doença súbita ou de acidente, garantindo cuidados imediatos até à chegada ao hospital.
Além de atenderem as chamadas de emergência nos CODU, assistem também os doentes em situação de urgência, transportando-os a uma unidade de saúde nas VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). Todos os médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos têm formação para prestar aconselhamento telefónico e gerir recursos de emergência, assegurando uma resposta rápida e adequada, como podemos ver através dos exemplos, nesta reportagem, do médico Gonçalo Mendes, e do coordenador técnico Paulo Rebelo.