O Planeta Vivo
A Água: tanta, mas cada vez menos
Doce, salgada, líquida, fervente, gelada, ou em nuvens, a água desempenha um papel essencial na dinâmica do planeta e está de tal forma ameaçada que se tornou num dos recursos essenciais a defender em todas as frentes. No segundo episódio de "O Planeta Vivo", partimos dos extensos oceanos e das ameaças que enfrentam, para compreendermos o que se passa com os cursos de água doce, os aquíferos e as regiões geladas do globo.
Escultora de relevos, reguladora térmica, geradora de atmosfera, a água é em si mesma o símbolo da vida e da abundância. Como se fossem as próprias artérias do planeta, os rios e os oceanos são casa e alimento para plantas, animais e seres humanos. Em todos os seus estados – sólido, líquido e gasoso -, sendo a água fundamental, enfrenta, ainda assim, desafios que põem em causa o equilíbrio do planeta.
Dos extensos oceanos poluídos e alterados pelo aquecimento global, aos rios e aquíferos que estão a secar, a Terra parece gritar por socorro. As regiões geladas, que durante milénios guardaram as reservas de água doce, estão derreter, deixando a descoberto a fragilidade do nosso ecossistema.
O futuro está, assim, em perigo para todas as formas de vida que dependem deste recurso essencial. Alterá-lo está nas mãos de todos, nas pequenas e grandes escolhas de todos os dias. Desde a poupança em casa, à proteção das florestas que mantêm os rios vivos.
Ficha Técnica
- Título: O Planeta Vivo - episódio 2
- Tipologia: Documentário
- Autoria: Gertrudes Marçal
- Produção: Terra Líquida Filmes
- Ano: 2024