Pesquisar

Como reutilizar a água

Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, aborda medidas de adaptação às alterações climáticas. A reutilização de águas residuais urbanas e a dessalinização da água do mar podem funcionar como alternativas à falta de água para consumo agrícola.

Os setores da agricultura e da pecuária são responsáveis por 74% do gasto de água em Portugal, segundo dados oficiais que datam de Novembro de 2016 (Plano Nacional de Água, publicado em Diário da República),

Um problema há muito detetado e que se agrava com o galopar das alterações do clima, que têm tornado o país mais seco. É premente encontrar novas fontes de água e, segundo o especialista em questões climáticas, Filipe Duarte Santos, uma das soluções pode ser a reciclagem.

Tratar águas residuais urbanas, à semelhança do que se faz já em Espanha, pode dar uma boa ajuda no regadio. Outra opção prende-se com um processo já usado na Ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, que é a dessalinização da água do mar.

Ficha Técnica

  • Título: Faça Chuva ou Faça Sol - temporada 2, episódio 23
  • Tipo: Entrevista
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui