Pesquisar

Alqueva, o regadio que mudou o sul do país

A água é fator essencial à vida e, consequentemente, à agricultura. O regadio desempenha um papel fundamental neste setor e a barragem de Alqueva é um exemplo de sucesso.

Alqueva, o maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental, é o exemplo claro de como o regadio pode fazer toda a diferença na agricultura. Neste caso, em pleno Alentejo, possibilitou integrar culturas de primavera e de verão numa zona seca.

Permite a irrigação de 120 mil hectares de terrenos, em cinco distritos, e com capacidade de expansão. Um complexo que comporta uma agricultura tecnológica, eficiente e de qualidade, com respeito pelo ambiente, e que tornou o país autossustentável na produção de azeite. O olival está, de resto, no topo da produção agrícola na região, com 52 mil hectares.

Com as alterações climáticas em forte aceleração, é notória a necessidade de reforçar o armazenamento de água. A barragem de Alqueva é disso um bom exemplo. Retendo as águas do Rio Guadiana, possui um grande reservatório que lhe permite aproveitar a água de uma grande cheia para fazer face a uma grande seca.

Ficha Técnica

  • Título: Faça Chuva ou Faça Sol - temporada 2, episódio 23
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui