Como salvar da extinção o tartaranhão-caçador?
No prato onde come, também encontra a morte. É o que acontece à elegante e esguia ave de rapina que sobrevoa charnecas, pastagens e campos de cereais. Na reportagem, conhecemos os esforços para restabelecer a população deste pássaro migratório que nidifica em Portugal.
É no solo, entre as searas, que faz o ninho e com voo suave, sobre os campos agrícolas, busca alimento entre roedores, grandes insetos e répteis. Mas a agricultura mecanizada tem-se revelado uma grande ameaça. O tartaranhão-caçador é uma ave de rapina que chega a Portugal na primavera, para nidificar, e regressa a África no outono. Está na lista das espécies mais ameaçadas do país. O número de indivíduos diminuiu 80% em dez anos.
Joaquim Teodósio, coordenador do projeto “LIFE SOS Pygargus” – une conservacionistas, cientistas e agricultores – e Rita Costa, investigadora do INAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), dão conta do empenho conjunto para tentar salvar esta ave da extinção. Medidas que ao mesmo tempo visam também a preservação de outras espécies que partilham o mesmo habitat.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Jornal da Tarde - 14-04-2025
- Tipologia: Reportagem
- Produção: RTP
- Ano: 2025