“Memorial do Convento”, de José Saramago
Ensino:

O rei D. João V ergue um convento em Mafra, o Padre Bartolomeu sonha com máquinas voadoras, Blimunda e Baltazar apaixonam-se enquanto a Inquisição faz autos de fé e o povo, empobrecido, vive faminto. Este é um resumo do enredo de "Memorial do Convento", uma das obras mais importante de José Saramago.

O “Memorial do Convento” foi publicado em 1982. Nele, José Saramago cruza a História, a ficção e o fantástico, com personagens inventadas e figuras históricas de carácter exagerado ou excêntrico como o rei D.João V, sua consorte a princesa austríaca D. Josefa ou o Padre Bartolomeu de Gusmão. a quem foi atribuída a invenção da passarola.

D. João V promete a Deus e à Igreja a construção de um convento caso tenha um filho com D. Josefa.  A rainha engravida e o Convento é construído por vontade do rei, sacrificando o tesouro do reino e o povo.

Do povo vêm os dois personagens centrais do “Memorial do Convento”: Baltazar, um ex-militar que perdeu uma mão na guerra, e Blimunda, que vê o interior das pessoas quando está em jejum. Conhecem-se num julgamento da Santa Igreja onde, normalmente, os hereges eram condenados ao degredo ou à fogueira. Os dois formam um dos pares mais extraordinários da literatura portuguesa, e vivem uma história de amor imediato e sem reservas.

Apaixonados, vivem marginais às leis de Deus, pois não são casados. Mesmo assim, são abençoados por um homem da Igreja: o padre Bartolomeu de Gusmão, brasileiro com uma educação jesuíta, mas liberto de convenções. Sonhador, pretende criar uma máquina voadora e encontra em Blimunda e Baltazar, eco para os seus sonhos.

O final do romance é trágico, como trágica foi a vida do povo anónimo, oprimido pelo capricho do rei, pela Igreja, numa época em que a fogueira era o castigo por decreto divino, mas fundamentalmente, por vontade dos homens.

Para uma síntese da obra, consulta o artigo “Memorial do Convento em 4 minutos“. No final desta página podes responder a um teste de conhecimentos sobre esta obra de José Saramago.

Início do estudo de Memorial do Convento
Veja Também

Início do estudo de Memorial do Convento

O elogio do sonho em Memorial do Convento
Veja Também

O elogio do sonho em Memorial do Convento

A história de amor de Baltasar e Blimunda
Veja Também

A história de amor de Baltasar e Blimunda

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Livros - Memorial do Convento
  • Tipologia: Programa
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2011