O difícil controlo das fronteiras europeias em 2015
O volume de migrantes a atravessar ilegalmente as fronteiras externas da União Europeia ascendeu, em 2015, a um milhão de pessoas. Este valor recorde obrigou a um trabalho redobrado para as forças policias e militares envolvidas nas operações da Agência Frontex.
O elevado número de conflitos que nos últimos anos afetaram países de África e do Médio Oriente causaram um êxodo maciço que colocou milhões de pessoas na rota da Europa com a esperança de encontrar paz e condições para criar a família.
Esta realidade colocou pressão redobrada nas fronteiras da União Europeia e na autoridades especialmente a partir de 2015 quando centenas de milhares de pessoas tentaram ultrapassar as fronteiras terrestres e marítimas perseguindo o sonho europeu.
Meios e homens da GNR, da Marinha e da Força Aérea portuguesas têm participado há mais de uma década na protecção das fronteiras europeias integrados em operações da Frontex, a agência da UE que presta apoio a países membros e associados de Schengen na gestão das fronteiras externas, contribuindo para a harmonização do seu controlo.
Nesta reportagem pode ouvir o depoimento de Ana Cristina Jorge, Chefe da Unidade de Operações da Frontex.
Ficha Técnica
- Título: Portugal na Frontex
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Sandra Claudino
- Produção: RTP
- Ano: 2016