União Europeia: Explicar o Parlamento
Desde os orçamentos aos assuntos estrangeiros, o Parlamento Europeu enfrenta muitos assuntos complexos. Se todos os 751 membros debatessem estes assuntos em conjunto, seriam demasiados cozinheiros na mesma cozinha! O Parlamento encontrou uma receita melhor para a tomada de decisões, criando várias comissões. Satisfaça o seu apetite por conhecimento aprendendo mais sobre as Comissões do Parlamento e as suas atividades.
Como é que o Parlamento Europeu toma decisões numa tão grande variedade de assuntos complexos? Vinte comissões especializadas preparam os assuntos a discutir por todos os eurodeputados nas sessões completas ou de plenário. As três comissões mais importantes são as das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos, Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar e Controlo Orçamental.
Uma comissão consiste em 25 a 70 eurodeputados e tem um presidente, vice-presidente e secretário. A composição política de cada comissão reflete o Parlamento como um todo. Cada comissão reúne uma ou duas vezes por mês. As reuniões acontecem à porta aberta, em Bruxelas.
As comissões consideram e corrigem propostas legislativas da Comissão Europeia e começam as negociações das mesmas com os Ministros da UE. Também redigem resoluções sobre assuntos pontuais. O Parlamento pode ainda constituir comissões especiais para lidar com assuntos particulares ou para investigar alegações de má administração.
Temas
Ficha Técnica
- Título: União Europeia - Explicar a Comissão
- Tipologia: Peça Multimédia
- Autoria: Parlamento Europeu
- Produção: © União Europeia
- Texto : Parlamento Europeu