Vantagens do alargamento da União Europeia

Para integrar a UE, é preciso cumprir vários critérios. São processos que podem demorar décadas. O maior alargamento registou-se em 2004, com a entrada de 10 novos Estados-membros. Como podemos confirmar pelos testemunhos na reportagem, as vantagens são notadas por todos.

São múltiplos os benefícios para a comunidade europeia com a entrada de novos Estados. O fortalecimento do mercado único que permite, desde logo, aumentar as oportunidades comerciais e económicas. Além disso, a expansão ajuda a promover a estabilidade e a segurança política na Europa, ampliando a influência geopolítica da União.

Aos novos membros, a adesão dá acesso ao mercado interno da União Europeia (UE), a fundos estruturais e de coesão que promovem o desenvolvimento económico e social, e à participação numa união política assente em valores democráticos e de respeito pelos direitos humanos.

Uma história breve da União Europeia
Veja Também

Uma história breve da União Europeia

Um processo de adesão passa por diferentes estágios, com desafios específicos ligados a reformas políticas, económicas e institucionais. Passos essenciais para cumprir os critérios de Copenhaga, que definem as condições essenciais que todos os países devem cumprir para integrarem a comunidade. Desde a sua fundação e até 2024, a UE registou sete processos de alargamento.

Como funciona o Alargamento da União Europeia
Veja Também

Como funciona o Alargamento da União Europeia

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Terra Europa - temporada 1, episódio 27
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Inês Pinto da Costa / Rui Violante / Cristina Gomes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2024