Explicador Explicador
Recursos expressivos a nível sintático
Recursos expressivos a nível sintático
Ensino:

Sempre que o nosso objetivo comunicativo é despertar no leitor algum tipo de emoção, a língua tem à nossa disposição alguns recursos estilísticos com essa finalidade. Isto acontece quer em textos literários, quer em textos que têm o objetivo de influenciar, como por exemplo, na publicidade e no marketing. Vamos então conhecer os principais recursos expressivos a nível sintático, ou seja, a nível da frase.<br /> SDT tinha estas palavras a NEGRITO (agora a vermelhusco)<br />

ELIPSE
É um processo que consiste na omissão de uma palavra ou palavras que se subentendem facilmente pelo contexto. Observa o seguinte exemplo:

Tal como no seu tempo de rapaz, os vulcões continuavam extintos. O nevoeiro, obsessivo. (João de Melo, Gente Feliz com Lágrimas)

ASSÍNDETO
É um processo que consiste na supressão dos elementos de ligação entre palavras ou frases (normalmente trata-se da omissão da conjunção copulativa e). Observa o seguinte exemplo:

O menino da frente viu o cão, interrompeu o passo, fez-lhe uma festa. (Pepetela, O cão e os Caluandas)

ENUMERAÇÃO
É um processo que consiste na apresentação sucessiva de vários elementos da mesma natureza. Observa o seguinte exemplo:

(…) as seduções da doçaria habitual, os pastéis de nata, os palmiês, as cornucópias, os queques, os bolos de arroz, os jesuítas. (José Saramago, História do Cerco de Lisboa)

GRADAÇÃO
É um processo que consiste na apresentação de vários elementos segundo uma ordenação, que pode ser ascendente ou descendente. Observa o seguinte exemplo:

Quando ela passa à minha porta, magra, lívida, quase morta. (António Nobre, Só)

HIPÉRBATO
É um processo que consiste na alteração da ordem mais comum das palavras na frase. Observa o seguinte exemplo:

Foi uma festa de estrondo o casamento. (Aquilino Ribeiro, Terras do Demo)

PLEONASMO
É um processo que consiste no emprego de uma palavra ou expressão que reforça uma ideia que já está expressa. Observa o seguinte exemplo:

Suba para cima desse trono (…) Mas o melhor é descer cá para baixo, Real Senhor! (Camilo Castelo Branco, A Brasileira de Prazins)

Há nestes passos e paços um exemplo de homofonia
Veja Também

Há nestes passos e paços um exemplo de homofonia

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Recursos expressivos a nível sintático
  • Área Pedagógica: Gramática
  • Tipologia: Explicador
  • Autoria: Sandra Duarte Tavares
  • Ano: 2022