Pesquisar

Vulcão Etna, a terra sempre a ferver

O Etna, situado na Sicília, a sul de Itália, é o maior vulcão da Europa e um dos maiores do mundo. Com mais de 3.300 metros de altitude e mais de 200 crateras formadas ao longo de milhares de anos, esta super montanha está em permanente atividade, com a libertação de vapor e gases. Em Catânia, a cidade no sopé do Etna, um observatório monitoriza o vulcão de dia e de noite.

Os habitantes locais chamam-lhe a Etna. Assim mesmo, no feminino. Alguns apelidam mesmo a montanha de “mãe”. É um dos maiores vulcões do mundo, que foi crescendo em altura e em largura devido a milhares de explosões. Tem mais de 3.300 metros de altura e o sopé, um perímetro de 140 quilómetros. Fica situado na maior ilha do Mediterrâneo, a Sicília, território italiano, na zona de colisão continental entre a placa euroasiática e a africana.

O Etna está sempre ativo, o que se verifica pela libertação permanente de vapores e gases. Da cratera central saem também, de forma constante, cinzas vulcânicas. Quanto a erupções, integra a tabela dos mais ativos, com explosões frequentes que vão moldando a forma da montanha, constituída já por mais de 200 crateras.

Catânia é a cidade que fica aos pés do vulcão. É onde está instalado o observatório astrofísico que monitoriza o Etna 24 horas por dia. Um projeto financiado pela União Europeia que, além de estudar a atividade vulcânica num dos maiores e mais ativos exemplares do mundo, tem ainda por missão fornecer dados sobre as matérias libertadas para o ar. Informação particularmente importante para os operadores de navegação aérea.

A atividade que levou à formação do que é hoje o Etna conta-se nos últimos 170 mil anos. Pela sua localização icónica, por ser a maior montanha localizada numa ilha e o quinto vulcão mais ativo do mundo, este gigante é Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Ficha Técnica

  • Título: De Lisboa a Helsínquia - Itália
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Raquel Morão Lopes / Rui Violante
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui