Golfinho-malhado do Atlântico

O golfinho-malhado do Atlântico (Stenella frontalis) é um cetáceo da família dos delfinídeos encontrado nas águas temperadas e tropicais do oceano Atlântico. Em Portugal, pode ser facilmente avistado nos Açores ou na Madeira.

De focinho afiado e estreito, barbatana proporcionalmente comprida e uma lista branca que vai da cabeça à região anal, o golfinho-malhado deve o nome às manchas brancas que, com a idade, se espalham por todo o corpo e que o distinguem de outras espécies.

Com cerca de dois metros de comprimento e aproximadamente 130 quilos de peso, estes golfinhos gostam de nadar junto à superfície, mas, quando chega a hora de se alimentarem, mergulham e obrigam os cardumes a subir até à superfície, tornando-o vulnerável.

É uma espécie gregária, normalmente com grupos de 5 a 20 indivíduos. Os indivíduos tendem a separar-se por classe de idade e sexo. Em geral, as fêmeas associam-se em função do seu estado reprodutor, enquanto os machos podem manter laços duradouros entre eles. Nas fêmeas, a maturidade sexual é atingida por volta dos 8-9 anos de idade. A gestação dura cerca de um ano, e o período médio entre duas gestações é de 3 anos. As crias tornam-se independentes entre os 2 e os 4 anos de idade.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Portugal Selvagem
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Produção: Transglobe
  • Ano: 2009