Planeta A
Cidades Sustentáveis
Alimentação, transportes e infraestruturas somam 80 por cento dos recursos usados pelos europeus. As cidades são centros de riqueza e de inovação, mas também fontes de poluição e de desigualdade. Encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental é a grande meta rumo a urbes mais inclusivas.
Para que as cidades futuras sejam sustentáveis, vigoram já em vários pontos da Europa – como em Copenhaga, na Dinamarca – soluções como a agricultura vertical. Um sistema onde o ambiente é altamente controlado e que usa prateleiras para permitir o cultivo de mais plantas em menos área. Uma forma de produzir comida saudável dentro das cidades, onde o espaço escasseia.
Em Berlim, na Alemanha, observamos um forte investimento no aumento da eficiência do sistema de transportes públicos, o que tem ajudado a mudar a mentalidade da deslocação pelo automóvel. Ao mesmo tempo impulsiona-se a micromobilidade com bicicletas de bambu – um projeto inédito com cada veículo feito à medida do utilizador.
O mundo laboral nas cidades também está em processo de transformação. Não apenas através de conceitos como o teletrabalho, como pela partilha de espaços físicos – as chamadas áreas de coworking. Lisboa revela alguns projetos de sucesso, nomeadamente no aproveitamento de edifícios já existentes e rentabilizados também para a absorção de energia solar.
Comida e transportes públicos. Bicicletas e painéis solares. São peças individuais num jogo que o planeta tem de começar a ganhar. E as cidades são polos essenciais da mudança. Segundo projeções da ONU (Organização das Nações Unidas), até meados do século XXI, cerca de 70 por cento da população vai concentrar-se nas zonas urbanas. Como suportar esta pressão?
Temas
Ficha Técnica
- Título: Planeta A - episódio
- Tipologia: Documentário
- Autoria: RTP e Fundação Calouste Gulbenkian
- Produção: Até ao Fim do Mundo
- Ano: 2022