Museu Marítimo de Almirante Ramalho Ortigão em Faro
Sediado na capitania do Porto de Faro, o Museu Almirante Ramalho Ortigão reune peças do acervo suprimido do Museu Industrial Marítimo e da coleção particular do oficial da Armada António Artur Baldaque da Silva.
O museu é constituído por três salas, a sala Lyster Franco, a sala Manuel Bívar e a sala Baldaque da Silva, onde se encontra um dos mais importantes espólios de peças associadas à cultura marítima do país.
Maquetes de navio, técnicas de construção naval, instrumentos náuticas, pinturas e desenhos de espécies de animais marinhos, e uma colecção de miniaturas de artes de pesca que integra uma armação de atum completamente montada e à escala, ocupando uma posição central numa das salas, fazem parte desta colecção.
O Museu foi criado por despacho de 4 de Janeiro de 1889 e esteve em vias e ser transferido para Lisboa em 1929, mas acabou por ficar na região.
Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem, por todo o continente e pelas regiões autónomas mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Em busca do museu desconhecido - Museu Marítimo de Almirante Ramalho Ortigão
- Tipologia: Programa
- Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
- Produção: RTP
- Ano: 2020