• Dossiê |
  • História
  • II Guerra Mundial
Cadernos da II Guerra Mundial
Refugiados e Holocausto
Imagem de Refugiados e Holocausto

Da II Guerra Mundial resultaram milhões de refugiados e vítimas do Holocausto. Neste dossiê pode encontrar histórias relacionadas com homens, mulheres e crianças obrigados a abandonar as suas casas e os seus países para escapar à ameaça nazi e também histórias dos que se viram envolvidos na indústria da morte.

Refugiados

Portugal conheceu bem a realidade dos refugiados. O país foi uma espécie de paraíso para os que conseguiram escapar ao avanço das tropas nazis, especialmente, em 1940, ano em que se concretizou a invasão da França e as autoridades nacionais foram confrontadas com a chegada de milhares de pessoas à fronteira.

Um grande número destes recém-chegados eram judeus que escapavam aos campos de concentração e, possivelmente, à morte. Muitos milhares tiveram a sorte de encontrar o cônsul português de Bordéus, Aristides de Sousa Mendes que, contra ordens expressas pelo governo de Salazar, passou milhares de vistos a pessoas desesperadas, permitindo que estas atravessassem a Espanha em direcção a Lisboa.

Poucos ficaram em Portugal, país de passagem para longe da Europa, paragens consideradas mais seguras para recomeçar a vida.

Holocausto

O Holocausto foi uma das heranças mais negras do nazismo e da II Guerra Mundial. Milhões de pessoas morreram em campos de concentração assassinadas em câmaras de gás, por excesso de trabalho, à fome e à sede.
Entre estes também se encontravam portugueses. Alguns sobreviveram às provações, mas, de outros, ficaram apenas os registos de entrada a a certeza de que morreram em condições muito difíceis.

Temas