O hospital dos animais selvagens
Um milhafre ferido na asa, uma raposa atropelada, uma cria de mocho perdida... Vamos conhecê-los nesta reportagem sobre a rotina de um hospital onde se reabilitam espécies selvagens para as devolver ao seu habitat.
A equipa chefiada pelo médico veterinário Ricardo Brandão é um exemplo de entrega ao mundo animal. No CERVAS – O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens – fazem-se milagres, salvando vidas. Funciona em Gouveia, no Parque Natural da Serra da Estrela, onde quase todos os dias recebe aves, mamíferos, répteis, ouriços, entre outros animais feridos, vítimas de atropelamentos ou envenenamentos.
É um verdadeiro hospital para a vida selvagem autóctone. Aqui, os animais recebem cuidados para recuperarem a força e voltarem à natureza. O trabalho da equipa vai além dos tratamentos veterinários, garantindo que cada um readquire as habilidades necessárias para sobreviver no seu habitat. Algumas aves precisam de treinar o voo antes de serem libertadas, enquanto pequenos mamíferos reaprendem a caçar.
O CERVAS tem contribuído de forma significativa – ao longo de mais de 20 anos – para a preservação da fauna selvagem portuguesa. Cada animal que regressa à natureza é uma vitória. Além disso, desenvolve atividades de investigação, monitorização e educação ambiental. Promove a conservação da biodiversidade e sensibiliza a comunidade para a importância do respeito pelos animais e proteção dos ecossistemas.
Ficha Técnica
- Título: Outras Histórias - temporada 5 / episódio 3
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Luís Henrique Pereira / João Agante / Maria Queirós / Paulo Guimarães
- Produção: RTP
- Ano: 2022