Explicador Explicador

Estrutura Etária – características

Estrutura Etária – características

A longevidade é uma das maiores conquistas das sociedades modernas. Nas duas primeiras décadas do século XXI, a população mundial ganhou, em média, seis anos de expectativa de vida e as crianças que nasceram depois de 2010 têm 30% de probabilidade de virem a ser centenárias. Enquanto a população mundial continua a aumentar, nas regiões economicamente mais desenvolvidas, a taxa de fertilidade mantém-se num nível perigosamente baixo, levando a uma contração demográfica com impactos muito significativos nas vidas das populações e respetivas economias dos países. Conhecer a estrutura etária da população de um país ou de uma região é, pois, de grande importância para a definição das políticas demográficas que visam equilibrar os três grupos etários, no sentido da sustentabilidade económica e social das gerações futuras.

A partir dos recenseamentos/censos (operação destinada a recolher dados sobre todas as unidades estatísticas incluídas num universo a estudar, e que em Portugal ocorre de dez em dez anos), é possível recolher informação sobre a população absoluta de um país ou região, isto é, o número de pessoas que reside num determinado espaço, mas também a proporção de habitantes em função do género e grupo etário de pertença.

A estrutura etária da população, ou seja, a composição da população por idades, é muito importante para se compreender e estudar o conjunto de indivíduos de um país ou de uma região. Ela pode ser representada através de gráficos – pirâmides etárias -, organizados para classificar a população conforme as classes etárias, divididas por sexo.

Uma pirâmide etária (Fig.1) é formada por barras sobrepostas que se concentram em torno de um eixo. Do lado direito do eixo dispõe-se a população feminina e, do lado esquerdo, a população masculina. Cada barra corresponde a uma classe etária, ou intervalo de idades, em que as barras inferiores representam a população jovem (0 a 14 anos), as barras superiores representam a população idosa (+ 65 anos) e as do meio representam a população adulta (15 aos 64 anos).

Fig.1 – Pirâmide etária do Mundo, 2018. WIKIPÉDIA

O estudo da forma da pirâmide etária permite-nos tirar conclusões sobre algumas características da população que representa (Fig.2A, 2B).

Para além da taxa de natalidade (número de nados-vivos ocorrido durante um ano, relativamente à população média desse período; expressa-se em número de nados-vivos por 1000 habitantes) e da taxa de mortalidade (número de óbitos observado durante um ano, normalmente um ano civil, referido à população média desse período; expressa-se em número de óbitos por 1000 habitantes), é possível inferir a esperança de vida à nascença, ou seja, o número médio de anos que uma pessoa à nascença pode esperar viver, mantendo-se as taxas de mortalidade por idades observadas no momento de referência.

Assim, uma pirâmide como a de Moçambique, com a base muito larga e o topo muito estreito, revela-nos que existem muitos jovens, o que se deve a taxas de natalidade elevadas e muito poucos idosos, em resultado de uma elevada taxa de mortalidade. O topo estreito da pirâmide, significativo de pouca população idosa, significa uma esperança de vida baixa, ou seja, são poucos os habitantes que alcançam idades muito avançadas.

Da observação da forma da pirâmide etária portuguesa podemos verificar que apresenta uma base estreita, indicativa de poucos jovens e, portanto, de uma baixa taxa de natalidade, e um topo mais largo, significativo de uma elevada proporção de idosos em resultado da menor mortalidade e elevada esperança de vida (em Portugal é de 80,93 anos – dados de 2018). Em virtude da melhoria das condições de vida da população, na assistência médica, na alimentação e na higiene, a mortalidade tende a diminuir e as pessoas a viverem mais anos.

No caso português, um dos países mais envelhecidos a nível europeu e mundial, dizemos que a pirâmide evidencia um duplo envelhecimento: envelhecimento pela base (devido à diminuição da população jovem) e envelhecimento pelo topo (em resultado do aumento da proporção de idosos) – Fig.3A,3B.

Fig.3A – População residente (Nº), por Local de residência, Sexo e Grupo etário, Portugal, 1991. INE

Fig.3B – População residente (Nº), por Local de residência, Sexo e Grupo etário, Portugal, 2020. INE

Nas estruturas etárias envelhecidas, como é o caso da portuguesa, é também frequente encontrarmos pirâmides com classes ocas – classe etária cujo número de indivíduos é inferior à classe etária anterior e à seguinte. A existência de classes ocas pode dever-se a fenómenos muito precisos no tempo tais como a diminuição da natalidade, o aumento da mortalidade por guerras ou catástrofes, ou ainda a um intenso movimento emigratório.

As pirâmides etárias permitem, assim, conhecer melhor o perfil da população atual e também projetar como a população irá evoluir no futuro, se irá aumentar ou contrair e, por conseguinte, antecipar a tendência para o envelhecimento ou para o rejuvenescimento (Fig.4).

Fig.4 – Tipos de pirâmides etárias. APROFGEO

Estrutura Etária: problemas
Explicador

Estrutura Etária: problemas

População portuguesa
Explicador

População portuguesa

SÍNTESE

  • A estrutura etária de uma população é representada graficamente por uma pirâmide etária, da qual se podem extrair conclusões genéricas sobre a natalidade, a mortalidade, a esperança de vida, por sexos e por classes etárias.
  • Compreender a estrutura etária da população, ou seja, a sua composição por idades, é muito importante para se conhecer a tendência de crescimento ou de contração desse conjunto de pessoas, de rejuvenescimento ou de envelhecimento, para antecipar necessidades de investimento ou de redirecionamento das políticas públicas com vista à modificação do comportamento da natalidade.

Temas

Ficha Técnica

  • Área Pedagógica: População e Povoamento - A população utilizadora de recursos e organizadora de espaços / A evolução da população e as diferenças regionais
  • Tipologia: Explicador
  • Autoria: Associação de Professores de Geografia
  • Ano: 2021
  • Imagem: Ilustração de várias idades, FREEPICK