Onde é que há vulcões?
Construtores da superfície da Terra, os vulcões têm tanto de atrativo como de destruidor. Com o geólogo José Madeira, vamos perceber que tipo de vulcanismo existe em cada parte do planeta.
O Etna, em Itália, os vulcões da Islândia, os do Japão ou os do Havai, são inúmeros aqueles de que temos sinal de tempos a tempos, um pouco por todo o mundo. Mas há, efetivamente, regiões demarcadas para os vulcões, como é o caso do Anel de Fogo do Pacífico. São, sobretudo, determinadas pelas placas tectónicas, que gerem boa parte do movimento da Terra. Uns situam-se nas fronteiras das placas, muitas vezes nos oceanos – o caso do arquipélago dos Açores -, outros nas intraplacas, como é o caso da Ilha da Madeira.
Muitos estão inativos, outros apenas adormecidos e outros ainda em constante atividade. Criadores de paisagem, os vulcões sempre foram importantes para a vida humana. Por um lado, as terras de que se alimentam e que transformam são, geralmente, solos férteis para a agricultura, recheados de minerais e com forte potencial energético. Por outro lado, perante fortes erupções, o homem vê-se muitas vezes obrigado a fugir dessas paragens. Além disso, as cinzas vulcânicas são capazes de afetar o ar a milhares de quilómetros de distância da emissão.
Este vídeo sobre os vulcões é parte do documentário sobre o Fogo, da série “O Planeta Vivo”, que pode ser visto aqui:
Ficha Técnica
- Título: O Planeta Vivo - episódio 4
- Tipologia: Extrato de Documentário
- Autoria: Gertrudes Marçal
- Produção: Terra Líquida Filmes
- Ano: 2024